Objetivo do Projeto

Ver mais

Objetivo do EBE Project

O EBE Project teve seu início no final do ano 2015 após longo período de observação em uma unidade oftalmológica no serviço público de saúde. Onde foi observado que a possibilidade de tornar-se cego mudaria completamente a vida das pessoas. Ao redor do mundo, pesquisas realizadas no âmbito da saúde ocular apresentam dados onde a cegueira representa um grave problema para a população em geral, tendo a perda da visão origem em diferentes fatores, como, a degeneração macular relacionada à idade (AMD), glaucoma, problemas biológicos, entre outras causas.

Com objetivo de auxiliar as pessoas no processo de recuperação da visão, por meio da conhecida técnica da visão artificial, o projeto vem trabalhando em pesquisas no campo conhecido como olho biônico.

O desafio do EBE Project é propor o desenvolvimento de um dispositivo robótico utilizando o conceito de Soft Robotics para transmissão de dados por meio do padrão de ondas cerebrais diretamente ao córtex visual (V1), sem necessidade de utilizar a retina para o processamento das imagens capturadas por algum tipo de lente.

Visando alcançar o objetivo estabelecido pelo projeto, todo desenvolvimento é baseado no estado da arte no campo da robótica e da engenharia, onde considera-se a estrutura biológica do olho e os padrões de ondas cerebrais para codificá-lo. Tendo como forte ponto de atenção no desenvolvimento do projeto a aplicação de conceitos do campo da visão computacional, para que seja possível capturar as imagens e enviá-las diretamente ao cérebro considerando para isso o padrão de processamento biologico gerado pela retina. A atenção também volta-se para que o dispositivo robótico proposto seja capaz de processsar esse padrão gerado pela retina.